top of page

É assim que acaba - Colleen Hoover

  • Foto do escritor: Amanda Dumont
    Amanda Dumont
  • 1 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

Alerta de gatilhos!! 🔞


Tenho que começar dizendo que há muito tempo não lia um livro tão triste assim. É assim que acaba aborda temas fortes como violência doméstica e vícios, mas a forma de Colleen Hoover conduzir a narrativa faz com que esses temas tão importantes não sejam banalizados ou explorados à toa.

é assim que acaba de Colleen Hoover
Foto autoral Mesh de Ideias

📚 Sinopse:

Em É assim que acaba, Colleen Hoover nos apresenta Lily, uma jovem que se mudou de uma cidadezinha do Maine para Boston, se formou em marketing e abriu a própria floricultura. E é em um dos terraços de Boston que ela conhece Ryle, um neurocirurgião confiante, teimoso e talvez até um pouco arrogante, com uma grande aversão a relacionamentos, mas que se sente muito atraído por ela.


Quando os dois se apaixonam, Lily se vê no meio de um relacionamento turbulento que não é o que ela esperava. Mas será que ela conseguirá enxergar isso, por mais doloroso que seja?


É assim que acaba é uma narrativa poderosa sobre a força necessária para fazer as escolhas certas nas situações mais difíceis. Considerada a obra mais pessoal de Hoover, o livro aborda sem medo alguns tabus da sociedade para explorar a complexidade das relações tóxicas, e como o amor e o abuso muitas vezes coexistem em uma confusão de sentimentos.


📝 O que eu achei:

Desde a primeira página Lily passa ao leitor a impressão de ser uma jovem forte, decidida e segura de si, ainda que triste. Com a narrativa em primeira pessoa é possível perceber a melancolia que corre por trás das memórias de infância dela, e não é pra menos. Com um pai abusivo, Lily não pode dizer que cresceu em um lar feliz. Bem ao lado dessa melancolia está a raiva e a vontade de um futuro diferente. E é exatamente por ter essas qualidades que a personagem confunde o leitor quando se apaixona por Ryle.


Um romance de cinema, com conexão quase imediata e um cara perfeito? Dá pra rolar os olhos algumas vezes lendo o início do relacionamento deles e a ingenuidade com que Lily se entrega.


Mas é aí que a autora te pega. Justo quando você, leitor, abaixa a guarda e confia que já entendeu tudo, vem a história e te derruba. Colleen abordou com maestria a escalada do abuso físico dentro de um relacionamento e faz o leitor sofrer junto com os personagens apresentando dúvidas plausíveis, desculpas convincentes e um amor muito grande.


Ao final do livro Colleen Hoover abre seu coração e conta como escreveu tão bem sobre um tema tão sombrio: sua própria família foi a inspiração.


Mas apesar de tudo, não se engane. É assim que acaba é uma história sobre luta, resiliência e voltas por cima.

Comments


bottom of page