O YouTube anunciou ns última semana que não permitirá mais vídeos direcionados a crianças que tenham tipos específicos de conteúdo perturbador. Este movimento vem em linha com diversas críticas de que o site de hospedagem de vídeo permitia que autores colocassem conteúdo violento e problemático acessível a crianças.
"[Conteúdo] que contém temas maduros ou violentos que visam explicitamente crianças e menores de idade no título, descrição e/ou tags não serão mais permitidos na plataforma", diz a atualização da política publicada.
Se você não sabe ao certo o que isso significa exatamente, o YouTube fornece um exemplo de conteúdo que antes era permitido, mas não é mais.
"Um vídeo com tags como 'para crianças' apresentando desenhos animados amigáveis para a família envolvendo-se em atos impróprios como injetar agulhas."
O site também está criando uma nova classe de conteúdo "com restrição de idade", o que significa que os espectadores precisarão confirmar que têm mais de uma certa idade para assisti-lo. Essa categoria agora vai abrigar os "cartoons [adultos] com linguagem vulgar e/ou violência explicitamente direcionada a adultos".
O fato de que esse tipo de mudança é necessário diz muito sobre o tipo de conteúdo estranho que vem sendo publicado no YouTube e que frustra pais e educadores durante anos. Com sorte a nova política será capaz de conter um pouco do conteúdo explícito disponível para crianças e jovens.
Comments