X-Men: Fênix Negra chegou aos cinemas com cautela e sem fazer muito alarde. Contando a última história da saga pelas mãos Fox, a expectativa não era tão grande para a bilheteria do filme, mas ele acabou ficando abaixo do esperado. De acordo com a previsão, o filme ainda pode gerar um prejuízo para o estúdio de US$100 milhões.
A história gira em torno de Jean Grey (Sophie Turner) que, durante uma missão espacial, acaba absorvendo a energia da Fênix, uma antiga e poderosa entidade cósmica. Assim, ela se torna o ser mais forte da galáxia, e precisa aprender a controlar suas novas habilidades, ao mesmo tempo em que confronta seu passado, descobrindo segredos que foram escondidos por Charles Xavier (James McAvoy).
Um das principais críticas ao filme foi o roteiro pouco explorado que deixa diversas pontas soltas e apresenta diálogos fracos, além personagens mal apresentados, como a vilã sem nome vivida por Jessica Chastain. O longa se baseia nos conflitos morais de seus personagens para levar a história adiante, mas não fornece uma resposta satisfatória para esses questionamentos.
Apesar de algumas escolhas narrativas questionáveis, X-Men: Fênix Negra tem seus méritos e os efeitos especiais funcionam, gerando sequências visualmente bonitas e cheias de adrenalina para fechar essa parte da saga. Agora resta esperar para ver onde a Disney, nova detentora dos direitos de X-Men, vai levar a história dos mutantes.
X-Men: Fênix Negra (Dark Phoenix) – EUA, 2019 Direção: Simon Kinberg Roteiro: Simon Kinberg Elenco: Sophie Turner, James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Jessica Chastain, Nicholas Hoult, Evan Peters, Tye Sheridan, Kodi Smit-McPhee, Alexandra Shipp Duração: 113 min.
Comments