top of page
Foto do escritorAmanda Dumont

Vírus misterioso na China chama atenção internacional

Atualizado: 16 de mar. de 2020

Governo chinês alega 140 pessoas infectadas, mas o número pode chegar a 1700 de acordo com a OMS


Está acontecendo na China o surto de um "vírus misterioso" causador de doenças respiratórias. Até o momento, três pessoas faleceram em decorrência da doença e o governo fala em 140 pessoas infectadas.


Os números oficiais têm sido encarados com desconfiança no exterior. Há temor de que o vírus tenha infectado centenas de pessoas a mais do que a cifra oficial, segundo cientistas do centro de pesquisas na Imperial College de Londres, que assessora instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os especialistas apontaram em um estudo que 1.723 pessoas infectadas é uma cifra muito mais provável do que a anunciada. Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores usaram a quantidade de casos detectados até agora fora da China, para deduzir o provável número de pessoas infectadas em Wuhan, segundo dados de voos internacionais que saem daquela cidade.


Segundo os chineses, o surto aconteceu em Wuhan, no centro do país, e afetou pelo menos 50 cidadãos. Outras duas pessoas foram encontradas na Tailândia e no Japão.


Cingapura e Hong Kong estão examinando passageiros aéreos de Wuhan, e as autoridades americanas anunciaram medidas semelhantes em três grandes aeroportos: San Francisco, Los Angeles e Nova York.

Três mortes foram confirmadas pelo governo chinês
Três mortes foram confirmadas pelo governo chinês

NOVO VÍRUS


A cepa é um novo tipo de coronavírus, uma família com um grande número de vírus. Eles podem causar doenças leves nos seres humanos, como um resfriado, mas também outras mais graves.


Iniciado em dezembro, o surto da doença é causado por um novo tipo de coronavírus, semelhante ao da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), que matou quase 800 pessoas em todo o mundo, durante uma epidemia ocorrida entre os anos 2002 e 2003 e que também começou na China. Os sintomas são febre e cansaço, acompanhados de tosse seca e, em muitos casos, dificuldades respiratórias.


Com informações da agência de notícias Ansa.

Commentaires


bottom of page