O mundo é dos homens, certo?
Grande parte das pesquisas para novos produtos não coletam dados sobre mulheres e como consequência o mundo que vivemos é feito sob medida para homens. Para realçar os problemas que isso causa no dia a dia das mulheres, o Plan Internacional Noruega fez um vídeo ilustrando como as vidas femininas estão ameaçadas pela falta de igualdade.
O vídeo começa com uma mulher sendo dita por seu médico que está grávida, que continua informando que o aborto é ilegal no país em que estão. A próxima cena mostra como uma mulher não consegue chamar por socorro através do Google após um acidente de carro. Uma pesquisa da Universidade de Washington mostrou que o software reconhece com 70% mais precisão a voz de um homem.
Próximo ao final do vídeo um policial é visto sob o corpo de uma oficial mulher que morreu em combate. Ele diz "ela morreu porque tem peitos". Na realidade coletes à prova de balas são feitos para homens e não protegem mulheres tão bem quanto deveriam, as deixando até sete vezes mais expostas a ferimentos.
O vídeo termina com uma mensagem simples e poderosa "Em um mundo feito para homens, nós colocamos as garotas em primeiro lugar".
Sobre o Plan Internacional: a Plan International é uma Organização não governamental, não religiosa e apartidária que defende os direitos das crianças, adolescentes e jovens, com foco na promoção de igualdade de gênero.
Comments