top of page
  • Foto do escritorAmanda Dumont

Você sabe as diferenças entre música clássica e instrumental?

Ambos os estilos possuem obras excelentes para relaxar e soltar a imaginação

Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Enquanto a música clássica ou erudita é um gênero musical tocado com instrumentos tradicionais e acústicos, como o violino e viola de arco, e que às vezes tem o canto de um coro, a instrumental pode ser de qualquer gênero e tem apenas o som dos instrumentos, sendo muito utilizada como trilha sonora de produções audiovisuais. Saiba mais abaixo!


Música clássica

A música clássica geralmente é tocada em concertos por grandes orquestras, mas também existem artistas que fazem shows sozinhos ou com um coral.

Os instrumentos mais usados pra tocar esse tipo de música são o piano, violino e viola de arco, harpa, flautas e trombones - quando juntos em uma orquestra são regidos por um maestro.


Além dos exemplos clássicos como Beethoven e Mozart, um exemplo contemporâneo é o violinista holandês André Rieu, que já fez vários shows no Brasil e tem vários DVDs e CDs com as apresentações.


Música instrumental

Já a música instrumental é aquela que é tocada apenas com instrumentos e não tem voz nem canto. Instrumentos como guitarras elétricas, sintetizadores, entre outros desenvolvidos depois do século XX também são característicos dessa produção musical.

Esse tipo de música pode ser de qualquer ritmo ou gênero, como músicas pop, samba e outros estilos - existem até bandas de blues ou rock que fazem álbuns totalmente instrumentais como a banda finlandesa Apocalyptica e o grupo norte-americano The Piano Guys.



bottom of page