A NASA descreveu a estrela NGC 6543 com uma elegante prosa científica:
"O Olho de Gato (Cat's Eye) (NGC 6543) representa uma fase breve, mas gloriosa, na vida de uma estrela parecida com o sol."
A agência espacial publicou recentemente uma imagem da nebulosa distante, localizada a cerca de 3.000 anos-luz da Terra. Essas enormes nuvens de poeira e gás se formam quando estrelas semelhantes ao nosso sol atingem o fim de suas vidas e "ejetam suavemente suas camadas gasosas externas", segundo astrônomos da NASA e da ESA. O lendário Telescópio Espacial Hubble, agora com quase 30 anos de idade, capturou originalmente essa imagem da nebulosa planetária.
Embora a criação da Nebulosa do Olho do Gato possa ser um evento relativamente tranquilo, quando estrelas maiores e gigantes morrem, elas liberam grandes nuvens de matéria no espaço em explosões violentas, que também resultam em exibições cósmicas brilhantes como a Nebulosa da Águia ou Nebulosa do Caranguejo. Esses remanescentes de estrelas então se tornam o local de nascimento de novas estrelas e sistemas planetários inteiramente novos - e assim o ciclo de vida galáctico continua.
Se você escolher mergulhar profundamente na Nebulosa do Olho do Gato, poderá ver um prenúncio do próprio futuro do sol. Também, um dia, ele se transformará em uma estrela inchada, gentilmente perderá sua massa e morrerá. "É claro que, olhando para o Olho do Gato, os astrônomos podem estar vendo o destino do nosso sol, destinado a entrar na sua própria fase de evolução da nebulosa planetária ... em cerca de 5 bilhões de anos", escreve a NASA.
Comentarios