O documentário Realidade Não Documentada (Living Undocumented no nome original), com a produção executiva de Selena Gomez, mostra a história de oito famílias imigrantes vivendo nos Estados Unidos sem documentação.
Com apenas seis episódios, a produção mostra o cotidiano dessas famílias que vivem de forma ilegal no país, correndo o risco de serem deportadas a qualquer momento com a política de tolerância zero do presidente Donald Trump.
Gomez disse que “escolheu produzir essa série porque nos últimos anos a palavra imigrante parece ter se tornado algo negativo nos Estados Unidos”. Ela destaca que sua esperança é que o seriado possa esclarecer como é viver nos EUA como um imigrante ilegal, por meio de pessoas corajosas que escolheram compartilhar suas histórias. Realidade Não Documentada quer mostrar como essa questão da imigração é muito mais complexa do que aparenta ser.
E agora?
Após o lançamento do documentário, Gomez fez uma mesa redonda com três dos jovens que são destaque no filme sobre como têm sido suas vidas desde que as filmagens pararam. Você pode ver o novo vídeo aqui.
Os irmãos Pablo e Camilo Dunoyer, do condado de San Diego, Califórnia, conversaram sobre como o pai, Roberto, foi deportado para a Colômbia apesar de morar nos EUA desde 2002. A família Dunoyer veio aos Estados Unidos em busca de asilo porque sua família estava recebendo ameaças violentas de membros de gangues de narco-guerrilha. Agora, Pablo e Camilo dizem que sua família foi despedaçada e ambos estão aterrorizados com o que o futuro lhes reserva.
Bar, cujos pais vieram de Israel para os EUA em 2001, e que não incluíram seu sobrenome nos documentos porque ela não queria ser facilmente identificada, disse que foi roubada depois que as câmeras pararam de segui-la. Ela não denunciou o assalto, no entanto, porque não queria estar no radar da polícia.
Todos os três adolescentes expressaram um sentimento comum de medo e incerteza sobre seu próprio futuro nos Estados Unidos, sem saber o que ainda está por vir.
"Eu apenas acho que vocês são pessoas maravilhosas", disse a cantora. "E eu quero que vocês fiquem."
Commentaires