top of page
  • Foto do escritorAmanda Dumont

Pluft, o fantasminha promete diversão para as férias

Produção é o primeiro filme infantil nacional 3D


Divertido, doce e alegre, Pluft, o fantasminha é um filme infantil como há muito não se vê no mercado brasileiro. Baseado na peça infantil escrita pela dramaturga brasileira Maria Clara Machado, em 1955, a história acompanha a menina Maribel, sequestrada pelo pirata Perna-de-Pau. O vilão leva Maribel para a casa de Pluft, onde a menina acaba conhecendo o fantasminha enquanto aguarda o resgate de seus amigos.

A peça foi encenada pela primeira vez no Teatro O Tablado, no Rio de Janeiro, em setembro de 1955, com direção da própria autora, pela qual recebeu o prêmio APCA. Em 1975 foi adaptada para uma minissérie de TV produzida pela Rede Globo, em parceria com a TVE.


O filme é a segunda adaptação para o cinema, mas a primeira versão em 3D, uma novidade no mercado nacional de filmes infantis.


Nesta versão Nicolas Cruz interpreta o fantasminha Pluft e Lolla Belli interpreta Maribel. Outros nomes de peso como Fabíula Nascimento, Juliano Cazarré, Lucas Salles, Arthur Aguiar e Gregório Duvivier completam o elenco.


Dirigido por Rosane Svartman e produzido por Clélia Bessa o longa infantil brasileiro de live-action em 3D vai chegar aos cinemas no dia 21 de julho.



Sinopse: Pluft mostra a inesperada amizade entre o fantasminha que morre de medo de gente e a menina Maribel. Ela é sequestrada pelo pirata Perna-de-Pau, que quer usá-la para achar o tesouro deixado pelo seu avô, o falecido Capitão Bonança Arco-íris. Na casa abandonada onde o velho morou, Maribel espera pela ajuda dos marinheiros Sebastião, João e Juliano, muito amigos do velho capitão, que saem em uma atrapalhada busca pela garota. Eles não chegam nunca e ela acaba conhecendo Pluft e sua família fantasma.

Trilha sonora

A trilha sonora é de Tim Rescala, que criou mais de 80 faixas e também dirigiu a regravação de três canções originais da peça de Maria Clara Machado.


Entre os destaques está a música “Pluft e Maribel” com a voz de Frejat e o coro infantil da UFRJ.


Comments


bottom of page