top of page
  • Foto do escritorAmanda Dumont

Notre Dame: 2 anos após o fogo

Reconstrução da catedral avança lentamente após o incêndio acidental em 2019


15 de abril de 2019 ficou marcado na história como o dia em que um incêndio acidental engoliu a catedral de Paris, causando o desabamento das estruturas superiores.


Milhares de pessoas assistiram à tragédia em silêncio, observando a queda de um dos maiores monumentos do país francês.


Imediatamente após o fogo ser controlado, o presidente Emmanuel Macron afirmou que a catedral de 850 anos de idade seria reconstruída até 2024. Desde então mais de um bilhão de euros já foram doados para a reparação da catedral, mas paralisações recentes devido a pandemia do coronavírus podem impactar o cronograma oficial do governo francês.


Desde 2019 o trabalho principal tem sido para firmar a estrutura que restou e remover os andaimes ao redor da torre. Com o calor do incêndio essas estruturas caíram e fundiram com a pedra abaixo.


Documentário


A National Geographic liberou na plataforma Disney + um documentário sobre o processo de renovação da Notre Dame, mostrando os esforços que já foram feitos para salvar as relíquias e estátuas presentes na catedral.


SOBRE A NOTRE DAME


Patrimônio universal da Unesco, a Notre-Dame é um símbolo de Paris desde os anos 1200. Antes do fogo, a catedral recebia cerca de 13 milhões de visitantes por ano, um número maior do que a Torre Eiffel.


A construção original da catedral começou em 1163 durante o reino de Louis VII. A primeira pedra do prédio de estilo gótico foi colocada na presença do Papa Alexandre III, mas a construção só foi finalizada em 1345.


A última vez que Notre Dame sofre danos significativos foi durante a Revolução Francesa. A catedral sobreviveu a duas guerras mundiais praticamente ilesa.

Comentários


bottom of page