top of page
  • Foto do escritorAmanda Dumont

Melhores lugares no Brasil para canoagem

Conheça os destinos mais populares para praticar o esporte


Além de ser um esporte que possibilita um puro contato com a natureza, a canoagem auxilia na perda de peso, no fortalecimento da musculatura, na correção da postura, entre outros benefícios.


Privilegiado pelas belezas naturais, o Brasil conta com lugares maravilhosos para quem gosta de remar. E você, sabe onde fazer canoagem?


Canoagem em Caeté (MG)

O parque Canela de Ema Adventure Park é um local com atendimento personalizado que oferece a canoagem bem próximo à capital mineira de Belo Horizonte, em Caeté.

Você agenda a sua aventura só com a canoagem ou compra um passaporte promocional para se esbaldar com até cinco atividades. Então, o passaporte inclui arvorismo, tirolesa, tiro ao alvo e trilha de orientação.


O tempo de duração da canoagem é de 30 minutos com nível de dificuldade considerado 4. Portanto, se você estiver por Belo Horizonte e quiser esticar até Caeté, perca em média 150 calorias apenas com essa atividade superdivertida.


Para chegar no local, há dois caminhos: por Barão de Cocais (BR381) ou Caeté (MG262), depois seguindo por uma estrada de terra e se orientando pelas placas bem instaladas no percurso.


De Belo Horizonte até Caeté, são uma hora e meia de viagem (51,3 km). Vindo de outros estados, chegue na capital mineira pelo Aeroporto Internacional Confins. Você pode ficar hospedado em Caeté também, um lugar com muita natureza e ótimo para descansar.


Canoagem em Miracatu (SP)

Um dos espaços para a canoagem no Brasil é o Legado das Águas, que atende por agendamento e oferece o esporte no município de Miracatu, em São Paulo.


Integre-se com a natureza a 137 km da capital. No local, ao menos uma vez por mês, há atividade guiada em imersão nas águas da represa do Porto Raso onde são franqueadas aos caiaques duplos modelo “sit on top”, acessível para todas as idades e mesmo para quem nunca praticou canoagem.


O acesso ao Legado das Águas é pela BR 116, Rodovia Régis Bittencourt. Segundo o site do destino, para quem chega de carro, o ponto de referência é o Restaurante Graal Japonês, no km 348 da rodovia sentido Curitiba.


Após, em 300 metros, há uma entrada à direita que leva a base da Reserva, a 26 km de distância por estrada de terra em boas condições.


Também é possível fazer a canoagem noturna na floresta, que vale muito a pena para uma reconexão com o meio ambiente. Mesmo durante a noite, remar o caiaque é super estável pelo rio Juquiá.


Canoagem em Três Coroas (RS)

A canoagem em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, é praticada no Parque das Laranjeiras, onde há uma das principais pistas de Canoagem Slalom do Brasil.


Inclusive, a pista sedia competições e em 1997 foi sede do Campeonato Mundial. O parque está localizado às margens do Rio Paranhana, com corredeiras de classes II e III, condições ideais para a prática da canoagem e do rafting.


O relevo do local é acidentado e também possibilita outras atividades, como rapel, tirolesa, mountain bike e arvorismo. A entrada inteira do parque custa R$ 10.


Sobre Três Coroas, ela é uma cidade do vale do Paranhana distante do aeroporto de Porto Alegre em 65,2 km. A localidade fica na divisa com a região da Serra Gaúcha e fica muito próxima de Gramado, a apenas 22 km.


Canoagem no Rio de Janeiro (RJ)

A Lagoa Rodrigo de Freitas conta com o Paddle Club Lagoa Rodrigo de Freitas, uma equipe profissional que oferece a atividade canoagem nesse lugar turístico.


Além dessa academia, é possível curtir a paisagem linda do Rio de Janeiro de cima de um caiaque aprendendo no Clube Piraquê, um dos principais locais para praticar a canoagem e ter aulas na cidade, também localizada na Lagoa.


Gostaria de mais uma opção? A sede de remo do Botafogo de Futebol & Regatas inaugurou sua escola de canoagem em 2020. Ainda mais, no bairro Urca, o Clube Carioca de Canoagem oferece um programa de instrução em Canoagem Oceânica.


Canoagem na Chapada dos Guimarães (MT)

A Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso, tem diversas cachoeiras, grutas, cânions e trilhas. Portanto, é um destino conhecido pelo ecoturismo com paisagens incríveis.


Assim, também se destaca na prática da canoagem no Brasil. Um dos locais para a atividade é o Rio Claro, com uma corredeira rápida nos períodos de chuva e considerada com uma boa navegabilidade.


Aproveite as quedas da corredeira e faça o seu turismo de aventura curtindo esse esporte, já que o destino turístico Chapada dos Guimarães já é bastante visitado. Outro destaque para a canoagem e o rafting é o rio São Lourenço, na cidade de Jaciara.


As águas do Parque Nacional são transparentes (menos quando estão com barro), portanto o passeio de caiaque é perfeito.


Procure a Tribo do Remo Ecoaventuras para contemplar a natureza com seu caiaque e remo praticando a canoagem descendo o Rio Claro com um duck (barco inflável). Não é difícil e, por isso, qualquer um pode praticar, mesmo sem um guia.


O UltraMacho Aventura na Natureza oferece o passeio de caiaque inflável no Rio Coxipó do Ouro, também no nível para iniciantes.


De qualquer forma, as agências têm instrutores que preparam para o básico da canoagem e guiam todo o trajeto.


Comentarios


bottom of page