Exposição virtual mapeia obras nas ruas de São Paulo capital e apresenta tour interativo com vista 360°
Conheça o MAR 360°: o projeto inédito do Museu de Arte de Rua (MAR), com realização da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo apresentando 40 murais, valorizando a arte de rua.
Através de um mapa interativo, o usuário passeia pelas ruas da cidade e escolhe a obra que deseja ver mais de perto. Também é possível pesquisar as artes por artistas no menu da direita. Ao selecionar uma obra, uma nova página aparece com uma visão 360°do painel, informações técnicas e uma breve explicação.
A iniciativa surgiu em meio a segunda onda de contaminação de covid-19 e tem o intuito de levar todos pelos mais de 110 km que separam as artes com velocidade e segurança.
As obras disponíveis são de artistas respeitados como Speto, Alexandre Orion, Mundano, entre tantos outros, sendo metade delas focadas na discussão e abordagem da pandemia e o restante em assuntos variados.
O mapa interativo que guia os visitantes do MAR 360° foi feito por Suryara Bernardi, formada em Design Gráfico pela UFG e mestre em Artes pela UFMG. Ela se dedica à ilustração desde 2010, criando imagens para livros, revistas e jornais, além de cenários para estúdios de animação.
Já para acompanhar a visita virtual, o produtor musical Tejo Damasceno - que já trabalhou com nomes como Racionais MCs, Nação Zumbi, Sabotage, Diplo (USA) e BNegão - preparou uma trilha sonora para o site. Ele é produtor do coletivo de hip hop / experimental Instituto, que já assinou a trilha sonora original de 20 longas-metragens, 10 séries de TV e vários documentários.
Veja a lista completa de artistas no MAR 360°:
Alex Senna, Alexandre Orion, Apolo Torres, Binho + Coletivo X, Binho Ribeiro (Hip Hop), Bueno Caos, Cadumen, Celso Gitahy, Crica Monteiro, Dinas, Enivo, Felipe Morozini, Gamão / Coletivo Kuka, Grupo Vértigo (Colômbia), Hannah Lucatelli, Katia Lombardo, Ludu, Luis Birigui, Luna Buschinelli, Mag Magrela, Mari Mats, Mari Pavanelli, Mauro Neri, Mundano, Onesto, Os Tupys, Paulo Chavonga, Paulo Ito, Rafa Mon, Rafael Hayashi, Raquel Brust (Giganto), Robinho Santana, Ronah Carraro, Rui Mendes, Simone Siss e Lau Guimarães, Speto, Tebas, Thiago Toes, Tikka, Verena Smit, Zezão, Ziza.
Sobre o Museu de Arte de Rua (MAR) de São Paulo:
O Museu de Arte de Rua é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, em parceria com as secretarias municipais de Cultura, subprefeituras e Educação, que visa aprimorar a vocação da cidade para a produção de arte urbana e aplicar seu impacto positivo na cultura e identidade de São Paulo.
Com obras de diferentes artistas em suportes como grafite, estêncil e fotografia, em grandes dimensões, o MAR entrega para São Paulo painéis em empenas de prédios e muros espalhados pelas cinco macroregiões da cidade, em um verdadeiro museu a céu aberto, interferindo na paisagem da população da maior metrópole da América Latina.
O MAR além de incentivar o desenvolvimento da arte urbana pelas ruas e avenidas da metrópole, promove intervenções com temática ligada à pandemia da Covid-19 em dois eixos distintos, propostos pela Secretaria Municipal de Cultura.
Em um deles, os artistas homenageiam quem está na linha de frente do combate à pandemia, como profissionais da área da saúde e entregadores. A outra vertente desta edição do projeto, em um aspecto mais amplo e subjetivo, contempla obras que promovam esperança e alento às dificuldades deste período.
Em 2019 foram mais de 30 obras de arte urbana em diferentes suportes, como grafite, estêncil e fotografia, sempre em grandes dimensões. Na edição de 2020 do MAR até o momento foram contempladas 40 obras.
Comentarios