top of page
Foto do escritorAmanda Dumont

Leitura imersiva com Silvestre

Silvestre é um livro diferente de tudo que você já leu. Em formato de sketchbook, onde cada imagem parece uma pintura, a história vai sendo contada como que em um sonho, pelas pinceladas das cores em cada desenho. Até o próprio texto tem o cuidado de passar visualmente o sentimento da história. Algumas palavras são trêmulas, outras quase ilegíveis, criando uma leitura totalmente imersiva.⁣

Nesse livro vemos um velho caçador relembrando o passado e as coisas que não consegue mais fazer. Quando ele decide fazer a torta de sua esposa, o cheiro percorre toda a floresta e convida seres místicos que habitam por ali. Temos então o Curupira, a Cuca, o lobo, deuses celtas e diversas outras entidades presentes na velha cabana para desfrutar da torta.⁣

No meio de toda essa bagunça, há um grande debate sobre o modo como o ser humano vive, sobre justiça e sobre igualdade. O final é simplesmente surpreendente e deixa o leitor com um gostinho de quero mais. ⁣


O livro é da Darkside e pode ser encontrado na Amazon.



Sinopse:


Em 1845 o escritor norte-americano Henry David Thoreau retirou-se para a floresta, onde ergueu, com as próprias mãos, sua nova casa e a mobília, com o intuito de viver com o mínimo necessário e em total contato com a natureza. O que o moveu foi a necessidade de procurar entender as mudanças pela qual a sociedade da época passava, bem como investigar as necessidades essenciais da vida.

Não se isolou, porém, da sociedade. Recebia visitas enquanto passava dois anos em contato absoluto com a natureza e seus livros, refletindo sobre a liberdade e a existência, que começava a assumir um ritmo acelerado nas cidades com a industrialização e urbanização crescentes. O resultado desta experiência social e espiritual a partir da autossuficiência tornou-se público com Walden, ou A Vida nos Bosques, manifesto poético que o autor publicou em 1854.

Em 2019, Wagner Willian, premiado autor de obras magistrais como Bulldogma, Martírio de Joana Dark Side e O Maestro, o Cuco e a Lenda deixou a casa de Thoreau com novas considerações. Entrando para o time de grandes autores da DarkSide Books, o quadrinista brasileiro entrega aos leitores uma obra de arte imersiva e reflexiva, ao mesmo tempo orgânica e visceral.

Em Silvestre, acompanhamos a jornada de um velho caçador que atravessa e dialoga com lendas sobre divindades extintas, mergulhando na relação entre o homem e a natureza, e o respeito sobre o que a terra pode nos dar e o que somos capazes de oferecer. No isolamento de sua cabana, ele assa uma torta. Seu aroma cruza a memória, as paredes, a floresta, atraindo animais silvestres e criaturas fantásticas em um grande resgate ao convívio humano, digno de uma celebração selvagem e ritualística.

“Quando voltei a seguir este raro animal, a maneira como o concebia havia mudado, o mundo a minha volta também. Foi preciso encarar sua narrativa como um caderno de viagens ou sketchbook para gravar seu rastro e a animalidade em volta sem perdê-los de vista, usando do lápis, do nanquim, do óleo, do óxido de ferro, o diabo que fosse, para tentar compreender sua forma”, explica Willian.

Comments


bottom of page