top of page
  • Foto do escritorAmanda Dumont

Enfermeiros chineses fazem denúncia

Atualizado: 16 de mar. de 2020

Trabalho ininterrupto e rotina de segurança para evitar contaminação tem deixado equipe médica com marcas profundas pelo rosto e corpo


Em meio ao caos do atual surto de coronavírus na China, surgiram na internet fotos das equipes médicas com marcas profundas no rosto devido ao uso de máscaras protetoras. As fotos foram compartilhadas pela própria equipe médica e se tornaram virais nas mídias sociais.

Equipe médica exibe marcas pelo uso de máscaras protetoras
Equipe médica exibe marcas pelo uso de máscaras protetoras

As imagens mostram não somente as marcas deixadas pelas máscaras, mas também o cansaço da equipe médica, que tem trabalhado sem pausas. A mídia chinesa relata que os médicos trabalhando no epicentro da epidemia, em Wuhan, está atualmente trabalhando sem parar. Dizem que muitos membros da equipe estão tão exaustos que dormem em suas cadeiras e pisos do hospital antes de se levantar para iniciar mais um turno.


Enquanto as fotos provocaram a simpatia do público, que nomeou os médicos e enfermeiras de "anjos e heróis", também aumentou a insatisfação da população local com seu governo. "Ouvimos tudo o que as autoridades nos disseram para fazer", disse um morador de Wuhan. “Nós éramos tão obedientes. Eles disseram [para] entrar em isolamento, então enviamos [minha tia e minha mãe] para enfermarias de isolamento. Mas deixe-me dizer o que essas alas realmente são; são lugares onde você envia pessoas para morrerem sozinhas.”


Atualmente a China possui mais de 20 mil casos confirmados da doença e diversos países da Ásia e da Europa, além dos Estados Unidos e o Canadá já confirmaram casos de contaminação do vírus.

Kommentare


bottom of page