top of page
  • Foto do escritorAmanda Dumont

Downton Abbey | Um filme feito para fãs



Downton Abbey é a continuação em formato de longa-metragem do drama televisivo de época coproduzido pela Carnival Film & Television e pela Masterpiece Theatre e transmitido pelos canais Independent Television (ITV) e PBS entre 2010 e 2015.


Na época, o público se deparou com uma série histórica um pouco diferente do comum: ao invés de focar no glamour da vida aristocrática distante de todos nós, Downton Abbey mostrava também o lado mesquinho não só dos ricos, mas também daqueles que por muito tempo não tiveram suas histórias contadas: os funcionários da mansão. De lá para cá, o sucesso da série só fez crescer, tanto que, após seu término, os produtores decidiram fazer um filme de presente para os fãs.


O longa-metragem começa exatamente onde terminou a série, em 2015. E começa com a chegada de uma carta que irá mudar a rotina do castelo: um comunicado de que a rainha da Inglaterra e seu séquito estarão de visita na região em breve, e, por conta da longa viagem, precisarão pernoitar em Downton Abbey por um par de noites.


Excelentemente bem produzido e visualmente deleitável com incrível adaptação de época, Downton Abbey é um filme onde adultos sofisticados e polidos desfilam com figurinos imaculados e abrem a boca apenas para conversas razoáveis com seu agradável sotaque esnobe, enquanto o grande momento de ação não passa de uma briga por um revolver que não dura nem dez segundos. Downton Abbey não é um arrasa-quarteirão, e tampouco se serve de grandes efeitos especiais. Provido de uma narrativa central simples, o filme tem o imponente e majestoso Highclere Castle, situado em Bampton, Oxfordshire, como grande protagonista ao lado da produção artística e cenográfica, enquanto o elenco é apenas secundário com suas tramas pessoais. Sem a promessa de uma continuação, a produção cumpre seu papel e agrada aos nostálgicos fãs da série, deixando apenas claro que um eventual retorno ao universo dos Crawley não contará com Violet.



Comments


bottom of page