Estreiou na Netflix, dia 23 de agosto, a terceira temporada da polêmica série 13 Reasons Why. A temática desse terceiro ano gira em torno da morte do vilão Bryce Walker e quem poderia ter sido o responsável pela morte dele.
Utilizando a mesma fórmula do primeiro ano, a série nos apresenta uma nova personagem narradora, Ani Achola. Novata em Liberty High, Ani se aproxima aos poucos das personagens principais e vai narrando os fatos pelo ponto de vista dela, sem passar uma visão completa, muito parecido como o que Hannah fez na primeira temporada.
A série começa arrastada com um episódio de abertura lento, mas começa a ganhar ritmo a partir do segundo capítulo.
[SPOILERS]
Os temas abordados, no entanto, continuam pesados e um pouco exagerados, afinal, não é todo garoto adolescente que usa anabolizante e nem toda escola que tem tanto problemas quanto Liberty High, por exemplo. Ao tentar mostrar todos os males com que os jovens atualmente lidam, a série acaba pecando ao aumentar o nível de drama visando audiência, mas perdendo realismo.
Outra fórmula já desgastada é a síndrome de super-herói do Clay. Com apenas 17 anos, ele se sente responsável pela vida de seus colegas desde o suicídio de Hannah. Talvez seria a hora de alguém reconhecer e garantir que ele, assim como qualquer um dos outros adolescentes da série, precisa de ajuda para seguir em frente de forma saudável.
Uma crítica que tem ganhado força entre os fãs diz respeito a presença de Ani. Justamente por ser uma nova personagem, não deveria caber a ela a grandiosa tarefa de contar o que houve com Clay e companhia. Ao dar seu ponto de vista de fora do grupo e sem todo o contexto das temporadas passadas, Ani acaba diminuindo o papel e a importância de alguns personagens como Jessica e Justin. Ambos foram protagonistas de muito drama na segunda temporada e aparecem incompreendidos agora.
Os últimos episódios são especialmente sombrios e mostram o grupo principal de personagens envolvidos em ações moralmente duvidosas e que dificilmente aconteceriam com algum jovem na vida real. Afinal de contas, quem realmente concordaria com o plano final de Ani sem nenhum peso na consciência?
A temporada termina em um tom ruim ao mostrar o grupo de jovens confortável com a escolha que fizeram, acobertados inclusive pelo pai policial de Alex. Sendo uma série voltada para jovens, ela passa todas as ideias erradas do que é crescer e ser responsável por suas ações.
Aos verdadeiros fãs de 13 Reasons Why basta esperar que os produtores ouçam todas as reações e se comprometam com uma quarta temporada capaz de alinhar a história de todas as personagens com um mundo mais real e responsável.
Comments