top of page
Foto do escritorAmanda Dumont

Como é feita a animação em stop-motion



O stop-motion usa o mesmo princípio da animação tradicional: vários frames com sutis diferenças entre si são exibidos em alta velocidade para dar a ilusão de movimento. Só que, em vez de um desenho em cada quadro, o stop-motion usa fotos de bonecos. Clássicos como O Estranho Mundo de Jack (1993), A Fuga das Galinhas (2000), O Fantástico Sr. Raposo (2009) e Paranorman (2012) foram feitos com a técnica.


O processo é trabalhoso e lento, quase artesanal. O stop-motion também é caro e por isso tudo é planejado nos mínimos detalhes antes das filmagens. O primeiro passo é gravar os roteiros com humanos, de maneira bem simples, para que os animadores tenham referência dos movimentos dos personagens - especialmente os da boca, conforme eles falam, e o jeito como andam.


Depois desse processo vem a fase de pré-produção. Enquanto os dubladores gravam os diálogos finais (sem poder improvisar nada), a equipe de direção de arte tem que produzir, em escala, todos os cenários que serão utilizados. Ao mesmo tempo uma outra equipe está focada na produção dos personagens.


Esses bonecos possuem sutis mecanismos dentro da cabeça, acionáveis por uma microchave, que controlam diferentes aspectos da expressão do personagem: os olhos, a sobrancelha, a boca etc. Eles são tão delicados que os animadores passam por um mês de treinamento antes de poder mexer neles. E só podem tocá-los com luvas para evitar deixar manchas na “pele” das estrelas.


Na hora de filmar cada animador faz todas as cenas dentro de um cenário antes de mudar para o próximo. O profissional ajusta a luz e a câmera, posiciona o boneco e faz o clique. Então volta ao boneco, altera levemente sua posição ou expressão e clica de novo. E assim por diante até ter todos os movimentos completos.


As imagens clicadas vão todas para um software chamado DragonFrame. Ele é muito útil para que o animador possa comparar a foto anterior e a atual. O programa também facilita a edição final, reunindo os “trechos” gravados por cada animador (você pode entender melhor como ele funciona neste vídeo). Depois, basta aplicar os diálogos gravados, a trilha, e pronto.


Comments


bottom of page