top of page
  • Foto do escritorAmanda Dumont

Coisas que você só aprende viajando — Rio de Janeiro



Um destino popular entre estrangeiros e os próprios brasileiros, o Rio de Janeiro já ocupa lugar de honra na literatura, em músicas, filmes e novelas. A cidade, que outrora fora capital do Brasil, é um dos grandes polos econômicos do país e possui vistas de tirar o fôlego.


A Cidade Maravilhosa, como é também conhecida, possui a mescla perfeita entre praia e natureza, com opções ao ar livre para todas as pessoas. Os cariocas, por sua vez, são pessoas divertidas, relaxadas e de bem com a vida.


Em uma primeira visita, o turista é capaz de perder as nuances da cidade, focando apenas nos grandes pontos turísticos. Afinal de contas, quem não gostaria de subir no Corcovado ou no Bondinho do Pão de Açúcar? Não podem faltar no roteiro também as praias de Copacabana, Ipanema, ou o por do sol no Arpoador e uma visita noturna à Lapa.


O que fica de fora da vista do turista mais tradicional, no entanto, é o estilo de vida do carioca. Despreocupado, ele leva sua vida como as ondas do mar, indo e vindo com a certeza de que no final tudo dará certo. Acredito que poucos povos no mundo tenham o bom humor de um carioca, que é capaz de rir com estranhos de praticamente qualquer situação.


A tranquilidade também se reflete no ambiente de trabalho, onde colegas de profissão viram amigos íntimos e não é raro continuar o expediente no bar. Isso não quer dizer, claro, que os cariocas trabalhem pouco. São muito exigentes com seus resultados, mas sem a pressão que geralmente vem junto em um ambiente corporativo. É dessa forma que também surge o jeitinho carioca, uma alternativa nem sempre ortodoxa para resolver os problemas.


A proximidade com a praia também garante um visual despojado para os moradores da cidade. Cena comum é encontrar no shopping uma pessoa de chinelos, short e uma blusa soltinha, como se estivesse acabado de sair da areia. O estilo fresquinho e praiano confunde os turistas — e até mesmo alguns brasileiros — mas é marca carimbada dos cariocas, que parecem estar sempre com um pé na areia, mesmo que só na mente.


Resumindo, o que aprender com o Rio de Janeiro? A não levar a vida tão a sério, a aprender a rir dos erros e acertos, a descobrir novas meios de realizar tarefas cotidianas e não se preocupar tanto com a aparência, afinal o que importa é o que temos por dentro. Todos deveriam ter a experiência de morar na Cidade Maravilhosa por um tempo para aprender de perto a sabedoria dos residentes.

Comments


bottom of page