top of page
  • Foto do escritorAmanda Dumont

Clube da luta: 20 anos de revolta

Atualizado: 30 de jun. de 2020



A primeira regra do Clube da Luta é: você não fala sobre o Clube da Luta. A segunda regra do Clube da Luta é: você NÃO FALA sobre o Clube da Luta.

Em 1999 o filme Clube da Luta chegou aos cinemas sacudindo a realidade de muitas pessoas e entrando para a lista cult de gerações futuras. Mas como bem disse o criador desse universo, Chuck Palahniuk, antes do filme houve um livro.


Contando a história imortalizada por Edward Norton e Brad Pitt nas telas do cinema, o livro mostra como o Narrador se livra das convenções da sociedade quando um acidente faz seu apartamento explodir. Encontrando amizade no estranho Tyler Durden, eles criam um clube da luta onde homens podem liberar toda a frustração diária e serem quem são.


Liderados por Tyler, os homens do Clube da Luta começam a formar uma espécie de culto na forma do Projeto Desordem e Destruição, um braço do clube.


Nas palavras do próprio Tyler:

Eu vejo no clube da luta os homens mais fortes e inteligentes que já viveram. Eu vejo todo esse potencial e o vejo se perdendo. Maldição, é uma geração inteira abastecendo carros, servindo mesas, escravos dos colarinhos brancos. A propaganda nos fez correr atrás de carros e roupas, trabalhando em empregos que odiamos para poder comprar coisas que não precisamos. Somos as crianças do meio da história, cara. Sem propósito ou lugar. Não temos uma Guerra Mundial, uma Grande Depressão. Nossa guerra é uma guerra espiritual... nossa depressão são nossas vidas. Fomos todos criados pela televisão para acreditar que um dia seríamos milionários, ou deuses do cinema, ou estrelas do rock. Mas não seremos. E estamos entendendo isso lentamente. E estamos muito, muito putos.

No final das contas, o livro ironiza o que deseja passar: a obsessão pela masculinidade sem limites e a fragilidade dos homens que buscam esse grupo isento de mulheres. O final do livro é conturbado e confuso deixando o leitor na dúvida se Tyler Duden realmente morreu ou não.


Eis que surge o segundo livro, Clube da Luta 2. Criado em forma de HQ, o livro conta o que aconteceu com o Narrador, que agora se chama Sebastian, após o final da primeira trama. Para grande surpresa dos leitores, Tyler Durden tem presença confirmada e está pronto para causar rebuliços na vida de Sebastian, através de gráficos e ilustrações de tirar o fôlego.


Como bem disse o personagem, "é somente depois que você perde tudo que você é livre para fazer qualquer coisa".


O Clube da Luta 1 e 2 são livros clássicos e de leitura fácil que podem entrar na estante de todos. Uma leitura divertida e disruptiva que nos faz pensar sobre o mundo que vivemos sob um olhar mais crítico.


Warning: If you are reading this then this warning is for you. Every word you read of this useless fine print is another second off your life. Don't you have other things to do? Is your life so empty that you honestly can't think of a better way to spend these moments? Or are you so impressed with authority that you give respect and credence to all that claim it? Do you read everything you're supposed to read? Do you think every thing you're supposed to think? Buy what you're told to want? Get out of your apartment. Meet a member of the opposite sex. Stop the excessive shopping and masturbation. Quit your job. Start a fight. Prove you're alive. If you don't claim your humanity you will become a statistic. You have been warned- Tyler.

Kommentare


bottom of page