top of page
  • Foto do escritorAmanda Dumont

Bibliotecas impresionantes

Ler é um prazer cada vez mais raro nos dias atuais. Rotinas agitadas e o grande fluxo de informação que recebemos diariamente faz com que o hábito de sentar para ler um livro seja um luxo para poucos.


Mas como qualquer leitor ávido seria capaz de dizer, a leitura por si só é importante, mas o local onde se está lendo pode melhorar e muito a experiência com a obra. Pensando nisso separamos 5 das bibliotecas mais diferentes do mundo para quem quiser fazer uma leitura especial durante a próxima viagem.


1- Biblioteca Nacional da República Tcheca (Praga, República Tcheca)


Localizada no Clementinum – um complexo de construções que datam desde o século 11 –, a Biblioteca Nacional da República Tcheca impressiona por seu teto ricamente elaborado com pinturas e arabescos. Colunas de madeira entalhada e globos de tamanhos impressionantes fazem referência a um estilo barroco e nos lembram do tempo em que os patronos buscavam por conhecimentos acerca do mundo.


2- Biblioteca Bodleian (Oxford, Inglaterra)

Originalmente inaugurada em 1602, a Biblioteca Bodleian passou por expansões durante os seus quatro séculos de existência. Atualmente, a biblioteca principal e seus prédios anexos guardam mais de 11 milhões de livros. Um desses prédios – a Radcliffe Camera – se tornou um símbolo do campus com sua estrutura neoclássica. Por essa biblioteca passaram grandes personalidades, como 26 primeiros ministros britânicos, 50 vencedores do Prêmio Nobel e renomados artistas como Oscar Wilde e William Morris.


3- Biblioteca da Cidade de Stuttgart (Stuttgart, Alemanha)

Criada para ser um marco contemporâneo da modernidade, a Biblioteca da Cidade de Stuttgart possui o formato de um cubo e o teto totalmente translúcido. Do lado de fora, as paredes de concreto receberam luzes coloridas que dão um toque de descontração ao prédio durante a noite. Logicamente, as comparações com um cubo mágico são inevitáveis. Do lado de dentro, os cinco andares superiores foram reservados exclusivamente para os livros. O design clean e as diversas escadas de acesso ao redor dos andares fazem o espaço parecer um grande labirinto minimalista.


4- Biblioteca de Alexandria (Alexandria, Egito)


A histórica e original Biblioteca de Alexandria – construída no século 3 antes de Cristo e destruída no século 3 depois de Cristo – foi um dos mais antigos e importantes templos de conhecimento do mundo. A nova Biblioteca de Alexandria foi finalizada em 2002 e tinha como objetivo recuperar a ideia de um centro de cultura. Por esse motivo, o espaço inclui uma série de bibliotecas especializadas, quatro museus, um planetário, um centro de realidade virtual, um centro de pesquisas acadêmicas, galerias de arte e uma sala de conferências – tudo isso de frente para o Mar Mediterrâneo.


5- Biblioteca Pública Central de Seattle (Seattle, Estados Unidos)


Aberta em 2004, a Biblioteca Pública Central de Seattle encarou o desafio de, além de celebrar os livros, reunir todas as outras formas de mídia e apresentá-las em um mesmo espaço. Esse pensamento fez com que os arquitetos repensassem o projeto para que a biblioteca ganhasse componentes funcionais. O resultado é uma estrutura de 363 mil metros quadrados coberta de vidro que abriga modernas salas de leitura, salas de estar e um espaço para crianças – tudo para que os leitores possam aproveitar ao máximo.

Comentários


bottom of page