Castelos e casas históricas oferecem um vislumbre da vida da alta aristocracia
Popularizado por séries como Downton Abbey, The Crown e Bridgerton, o estilo de vida da aristocracia britânica está em alta e atrai olhares de todas as partes do mundo.
Ainda hoje existem castelos e mansões habitados e espalhados por toda a Inglaterra. Tais ambientes são cuidados por famílias antigas que gerenciam as propriedades, e podem ser visitados fornecendo um breve vislumbre para uma vida que remete a eras passadas de luxo, ostentação e poder.
Highclere Castle
Talvez a propriedade mais famosa seja a de Highclere Castle, popularizada pela série Downton Abbey. Durante a Primeira Guerra Mundial, Highclere foi convertido em um hospital para os soldados feridos, gerenciado pela Condessa de Carnarvon da época. Durante a Segunda Guerra Mundial, a imensa casa serviu como abrigo para as crianças evacuadas de Londres.
Existem entre 250 e 300 quartos no castelo e é possível fazer um tour pelos cenários mais utilizados pela série Downton Abbey. Atualmente a propriedade é cuidada por George Herbert, 8º Conde de Carnarvon, e sua mulher.
Althorp House
A Althorp House, casa ancestral dos Condes de Spencer, está localizada em Northamptonshire, na região das Midlands Orientais, distante pouco mais de 100 km do centro de Londres. Em 1508, John Spencer comprou a propriedade, que na época era feita de tijolos vermelhos, bem ao estilo Tudor. A casa tem o mesmo formato desde 1688.
A Casa Althorp tem 90 cômodos, sendo que 31 são quartos.
A casa é da família da Princesa Diana e hoje é administrada por seu irmão, Charles Spencer, 9º Conde de Althorp.
Há uma urna em homenagem a Princesa em uma ilha no Round Oval, um lago ornamental da propriedade datado de 1868, e não está aberta ao público. A ideia era mesmo afastar os curiosos, oferecendo segurança para os restos mortais da princesa e proporcionando um ambiente tranquilo para quando William e Harry quisessem visitar.
Osbourne House
A casa e a propriedade criadas pela rainha Victoria e pelo príncipe Albert em Osborne são incomparáveis pela visão íntima que nos dão de suas vidas privadas.
Este retiro à beira-mar da vida da corte deu-lhes a chance de satisfazer seus interesses e expressar seus gostos. É verdadeiramente sua criação, desde a réplica da Swiss Cottage, onde seus filhos aprenderam a cuidar da casa, até o extraordinário Durbar Room, uma homenagem ao amor da rainha pela Índia.
Longleat House
Longleat House é um palácio rural inglês localizado nos arredores da vila de Horningsham, e próximo das cidades de Warminster no Wiltshire e Frome em Somerset.
O palácio foi construído por Sir John Thynne em 1567. Longleat é atualmente habitada por Alexander Thynn, 7º Marquês de Bath, um descendente directo de Sir John Thynne.
O programa televisivo da BBC, Animal Park, é filmado aqui. Longleat foi a primeira propriedade privada a abrir ao público, e ainda afirma ter sido o primeiro Safari park fora de África.